Manifesto Autárquico 2025

Camaradas,

O momento político que vivemos é preocupante, para toda a cidade e em particular para a sua população trabalhadora. A direita governa o nosso município há 24 anos e, neste sentido, é uma cidade cada vez mais atrativa para quem vive às custas do lucro ou quem possui todos os meios, e cada vez mais sufocante para quem trabalha. Não só é uma cidade transformada numa versão de mau gosto da Disneylândia e num aglomerado de AirBnb's e Alojamentos Locais, como é sobretudo uma cidade sem alternativa para quem não pode pagar mais do que o salário mínimo por um quarto, ou para quem não consegue continuar a pagar uma renda para manter o negócio de uma vida, ou para quem sonha prosseguir um percurso na academia, no primeiro emprego e constituir família e vê na especulação imobiliária e no custo de vida sérios entraves.

Por isso, as forças socialistas e progressistas da cidade são convocadas para um extraordinário desafio, de reordenamento e repensamento da política autárquica para o próximo mandato, centrada na maioria que vive do seu trabalho – desde operários e trabalhadores de baixa qualificação à classe média qualificada – dos invisíveis e excluídos da esfera pública, do precariado e das várias juventudes. Do entendimento das condições para essa convocatória, nasce este manifesto autárquico da Juventude Socialista do Porto, que diz presente a este desafio progressista e que se define pelos seus valores sociais.

Este manifesto, constitui a visão coletiva dos militantes da estrutura daqueles que são os problemas concretos que assolam a cidade e daquelas que são as políticas que lhes podem responder. Constitui um documento de cariz político, um plano de combate para a guerra pré e pós eleitoral que os socialistas terão. Integra-se na dinâmica de uma campanha autárquica na qual o PS Porto procura conquistar toda a cidade, constituindo um manuscrito sólido, compósito, responsável e capaz de ser incluído na campanha do partido e nos planos posteriores às eleições.

Dessa forma, visa-se a concretização de ideias socialistas e sociais democratas, seguindo uma linha ideológica firme, rejeitando o populismo, o centrismo ou o pragmatismo circunstancial. Não se pretende subir um degrau no PS Porto nem na política autárquica, pretende-se sim, construir a escada inteira.

Coordenado por: Vasco Castro Pereira